Além do trote do vestibular, algumas repúblicas também o praticam em seus novos moradores.
É um dos primeiros momentos de fraternidade: na sujeira, não há moral que se sustente. Uma vez que todos os bixos são o mesmo lixo, a interação entre eles é genuína, sem preconceitos.
Todo o processo de humilhação serve para, como sugere seu significado literal, tornar humilde. É tempo de crescimento, e para isso é necessário que os caras se desfaçam de algumas concepções equivocadas, para que novas percepções tomem a frente do desenvolvimento das ideias.
E então tem o "pedágio": a clássica imagem dos caras pedindo dinheiro pelas ruas.
Há quem julgue errado o ato dos bixos esmolarem para os veteranos beberem, mas ao menos nos trotes em que eu participei, o dinheiro arrecadado foi convertido em celebrações para todo o curso (ou no mínimo calouros e segundanistas), com bebida, comida, música e integração.
E, vamos ser francos, que mal há brindar à aprovação no vestibular?
Quando bem aplicado, o trote serve como uma das maiores ferramentas de incorporação. Cabe aos veteranos a responsabilidade de encontrar a melhor maneira disso acontecer.
Afora o trote sujo, é de conhecimento os trotes solidários, como doação de alimentos e/ou roupas (às vezes em forma de competição entre equipes de bixos, com premiação), doação de sangue, limpeza de áreas poluídas e toda outra opção de ajudar a comunidade.
Funciona também o apadrinhamento, no qual cada veterano escolhe um calouro (por afinidade ou por sorteio, por exemplo) para auxiliá-lo durante o primeiro semestre/ano.
A recepção serve como primeiro contato; as boas-vindas de forma limpa e simpática. Ainda que o trote sujo seja praticado, ter uma boa recepção faz com que a visão dos primeiranistas diante do caminho a seguir seja positiva. Ainda mais quando alguns trotes vão além da brincadeira, se tornando crimes.
Disposição da parte dos bixos é importante, mas quando os veteranos ultrapassam os limites algumas medidas precisam ser tomadas, como é o caso de algumas universidades que criaram disque-denúncias para trotes violentos.
Informem-se e sejam criativos, para que todos possam desfrutar dessa experiência da melhor forma possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário